Adaptação Transcultural e Aplicação da Escala In-Patsat32 de Avaliação da Satisfação do Usuário com o Serviço Oncológico de Saúde no Instituto Nacional de Câncer

Autores

  • Bárbara de Queiroz Gadelha Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Raphael Mendonça Guimarães Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) https://orcid.org/0000-0003-1225-6719

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2017v63n2.180

Palavras-chave:

Satisfação do Paciente/estatística & dados numéricos, Inquéritos e Questionários, Classe Social, Psicometria, Institutos de Câncer

Resumo

Introdução: A satisfação dos pacientes é fundamental para aferir a qualidade dos serviços prestados. Para fomentar essas informações, foi criado o questionário IN-PATSAT 32 pela European Organisation for Research  and Treatment of Cancer (EORTC ). Objetivo: Realizar a adaptação transcultural e a avaliação psicométrica do questionário IN-PATSAT 32. Método: O instrumento foi traduzido e, após aprovação por painel de especialistas, aplicado a 328 pacientes de enfermarias clínicas e cirúrgicas, e o reteste realizado com 86 pacientes. Foram utilizados o coeficiente a de Cronbach (a) e o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) para análise da consistência interna; e o kappa ponderado para confiabilidade teste-reteste. Resultados: O questionário adaptado apresentou boa confiabilidade, e o CCI indicou forte validade convergente (CCI>8) e propriedade discriminante do instrumento. Foi verificada alta consistência interna (a>0,8). A análise fatorial exploratória dividiu o questionário em cinco dimensões: Satisfação com equipe multiprofissional, médicos, conduta terapêutica, estrutura hospitalar e alta. Houve maior nível de satisfação com a equipe multiprofissional entre os pacientes com menor grau de escolaridade (p=0,014) e com mais de 40 anos (p=0,012). A maior satisfação com os médicos foi entre brancos (p=0,027) e pacientes cirúrgicos (p=0,03). Pacientes casados foram os mais satisfeitos com a conduta terapêutica (p=0,038); homens (p<0,01) e idosos (p=0,011) foram os mais satisfeitos com a estrutura hospitalar; e brancos mais satisfeitos com a alta (p=0,016). Conclusão: O instrumento EORTC IN-PATSAT 32 foi adaptado, e a sua avaliação psicométrica demonstrou que ele se encontra com estrutura adequada à utilização no contexto brasileiro. É imprescindível que sejam desenvolvidos outros estudos para conhecer as variáveis relacionadas com o nível de satisfação dos pacientes, bem como melhorar as condições de atendimento ao paciente internado.

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Publicado

2019-04-02

Como Citar

1.
Gadelha B de Q, Guimarães RM. Adaptação Transcultural e Aplicação da Escala In-Patsat32 de Avaliação da Satisfação do Usuário com o Serviço Oncológico de Saúde no Instituto Nacional de Câncer. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 2º de abril de 2019 [citado 28º de março de 2024];63(2):119. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/180

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