Uso de medicina não-convencional em crianças com câncer

Autores

  • Marcia C. Elias Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB).
  • Elaine Alves Professora Adjunta da Área de Medicina da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina (FM)/UnB. Chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Centro de Cirurgia Pediátrica/Hospital Universitário de Brasília (HUB)/UnB. Doutora em Medicina pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.
  • Paulo Tubino Professor Titular da Área de Medicina da Criança e do Adolescente da FM/UnB. Chefe do Centro de Cirurgia Pediátrica/HUB/UnB. Doutor e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2006v52n3.1870

Palavras-chave:

Oncologia, Pediatria, Terapias complementares

Resumo

Objetivo: Um número significante de pacientes oncológicos usa ou considera usar medicina não-convencional, mas pouco se sabe sobre seu uso em crianças. Este trabalho descreve o uso de medicina não-convencional em crianças portadoras de câncer, atendidas no Hospital Universitário de Brasília/Universidade de Brasília. Método: Os pais das crianças com câncer, atendidas no Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade de Brasília, entre março e agosto de 2002, foram entrevistados para a obtenção de dados referentes à prevalência e aos tipos de tratamentos não-convencionais usados, efeitos adversos, satisfação com o tratamento, e as razões para o uso da medicina não-convencional. Resultados: Foram entrevistados 22 pais. Cerca de 55% das crianças utilizaram tratamentos não-convencionais, mais freqüentemente a fitoterapia (25%). A indicação de terceiros foi a motivação principal para o uso da medicina não-convencional (33%). Nenhum paciente usou medicina alternativa em substituição ao tratamento médico padrão. Quarenta e dois por cento dos pais dos usuários informaram o uso de terapias não-convencionais aos médicos dos filhos. Cinqüenta por cento dos pais disseram que eles próprios utilizavam medicina não-convencional e 95% desejavam receber mais informações a respeito dessas terapias. Conclusões: A pesquisa confirma que os pacientes oncológicos pediátricos usam medicina não-convencional juntamente com o tratamento padrão e que a equipe médica, em geral, não é informada do emprego da medicina não-convencional pelos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-09-29

Como Citar

1.
Elias MC, Alves E, Tubino P. Uso de medicina não-convencional em crianças com câncer. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de setembro de 2006 [citado 27º de abril de 2024];52(3):237-43. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1870

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL