Impacto do oncogene C-MYC no câncer

Autores

  • Mário Henrique Girão Faria Médico; Mestre em Farmacologia; Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Ceará.
  • Silvia Helena Barem Rabenhorst Bióloga; Pós-Doutora em Biologia Molecular; Departamento de Patologia e Medicina Legal. Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2006v52n2.1890

Palavras-chave:

Proteínas Proto-oncogênicas C-Myc, Neoplasias, Literatura de revisão

Resumo

O oncogene C-MYC tem sido apontado como peça central no processo tumorigênico em diversos cânceres humanos. Recentes evidências reforçam as participações direta e indireta da proteína C-MYC na regulação do ciclo celular, diferenciação, metabolismo, crescimento celular, apoptose, instabilidade genômica, imortalidade e angiogênese. Novos esforços estão sendo direcionados no sentido da identificação dos genes-alvo regulados pelo C-MYC e da elucidação dos mecanismos moleculares implicados na transformação neoplásica. O maior desafio, todavia, consiste no desenvolvimento de ferramentas capazes de modular a interação entre a proteína C-MYC e os seus alvos moleculares, desvendando potenciais estratégias terapêuticas. A presente revisão aborda aspectos gerais e peculiaridades quanto à ativação e à regulação do C-MYC, bem como discute os diversos programas celulares modulados pela proteína C-MYC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

1.
Faria MHG, Rabenhorst SHB. Impacto do oncogene C-MYC no câncer. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2006 [citado 27º de abril de 2024];52(2):165-71. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1890

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)