Metástase óssea: revisão da literatura

Autores

  • Walter Meohas Médico Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia. Mestre em Ortopedia pela UFRJ. Chefe do Serviço de Tumor do Hospital de Traumato Ortopedia-INTO. Médico da Seção de Tecido Ósseo-conectivo HC I-INCA.
  • Danielle Probstner Médica Ortopedista. Membro Associado da SBOT. Especialista em Ortopedia Oncológica pelo INCA/MS.
  • Roberto André Torres Vasconcellos Médico Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia. Médico da Seção de Tecido Ósseo- conectivo HC I-INCA. Especialista em Ortopedia Oncológica pelo INCA/MS. Médico do serviço de tumor do H.T.O.-INTO.
  • Ana Cristina de Sá Lopes Médica Ortopedista. Membro Associado da SBOT. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica.
  • José Francisco Neto Rezende Chefe da Seção de Tecido Ósseo- conectivo HC I-INCA.
  • Nelson Jabour Fiod Médico da Seção de Tecido Ósseo- conectivo HC I-INCA. Mestre em cirurgia pela UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2005v51n1.1996

Palavras-chave:

Metástase, Carcinoma, Lesão óssea metastática

Resumo

Os autores sumarizam os aspectos históricos relevantes e os conceitos atuais sobre abordagem de pacientes com doença óssea metastática. Eles mostram a importância da história clínica, evolução e diagnóstico, avaliando os estudos radiológicos, cintilográficos e opções de tratamento. A conclusão é que o manuseio da mestástase óssea deve levar em conta o prognóstico e a expectativa de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-03-31

Como Citar

1.
Meohas W, Probstner D, Vasconcellos RAT, Lopes AC de S, Rezende JFN, Fiod NJ. Metástase óssea: revisão da literatura. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de março de 2005 [citado 28º de abril de 2024];51(1):43-7. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1996

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)