Incidência e prevalência de dor fantasma em pacientes submetidos à amputação de membros: revisão de literatura

Autores

  • Danièlle Probstner Médica Ortopedista do Instituto Nacional de Câncer e Hospital de Traumato-Ortopedia, Mestranda do Curso de Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro - Brasil.
  • Luiz Claudio Santos Thuler Médico epidemiologista, Mestre em Ciências pela Universidade de Montreal, Doutor em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Médico Epidemiologista do Instituto Nacional de Câncer (INCA) - Rio de Janeiro - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2006v52n4.1855

Palavras-chave:

Membro-fantasma, Neoplasias, Prevalência, Incidência

Resumo

Introdução: A maioria dos pacientes submetidos à amputação evolui com algum tipo de desconforto no membro ausente. Quando caracterizado como dor, esse desconforto é denominado dor fantasma, e reduz a qualidade de vida do paciente, que passa a solicitar de forma mais freqüente o sistema de saúde, inflacionando a demanda e trazendo implicações administrativas e de planejamento para a gestão da rede de atenção à saúde. Objetivo: Estudar a prevalência de dor fantasma em pacientes submetidos à amputação de membros, com ênfase naqueles com doença oncológica. Método: Foi realizada uma busca de estudos nas bases de dados Pubmed e Lilacs, no período de 01/01/2000 a 31/12/2005. Resultados: Foram identificados 11 estudos relacionados ao tema. Não foram encontrados trabalhos realizados na América Latina bem como aqueles compreendendo, exclusivamente, pacientes oncológicos. A prevalência de dor fantasma variou entre 26 e 80% entre os estudos analisados. Conclusão: Poucos estudos abordaram a prevalência de dor fantasma no período considerado, sendo identificada uma carência de trabalhos sobre o tema, apontando a necessidade de pesquisas futuras sobre dor fantasma e suas peculiaridades em pacientes com câncer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-12-29

Como Citar

1.
Probstner D, Thuler LCS. Incidência e prevalência de dor fantasma em pacientes submetidos à amputação de membros: revisão de literatura. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de dezembro de 2006 [citado 26º de abril de 2024];52(4):395-400. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1855

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>