A deferroxamina na profilaxia da enterite actínica - estudo experimental em ratos

Autores

  • Mauro Monteiro Correia Doutor em Cirurgia, Seção de Cirurgia Abdomino-Pélvica, Instituto Nacional de Câncer.
  • Ottilia Rodrigues Affonso Mitidieri Pesquisadora (convidada) do Departamento de Bioquímica Médica do Centro de Ciências da Saúde, UFRJ. Pesquisadora 1-A do CNPq.
  • Alberto Schanaider Professor Adjunto Doutor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2004v50n2.2042

Palavras-chave:

Deferroxamina, Enterite Actínica, Peroxidação de Lipídios, Ratos de Wistar

Resumo

Foi realizado estudo experimental para avaliar a eficácia da deferroxamina (DFX) na profilaxia da enterite actínica em ratos Wistar. Oito grupos foram criados: I - Controle; II - Simulação; III, V e VII - Irradiação sem DFX profilática e sacrifício após 15 horas, 5 e 30 dias respectivamente; IV, VI e VIII - Irradiação com DFX profilática e sacrifício após 15 horas, 5 e 30 dias respectivamente. Os animais dos grupos de tratamento tiveram um segmento de 10cm de íleo terminal proximais à válvula íleo-cecal irradiado com 1.000 cGy em dose única (cobaltoterapia). A DFX foi aplicada por via intraperitoneal (100mg/kg de peso corpóreo) uma hora antes do início da irradiação. As variáveis avaliadas foram clínicas (mortalidade), bioquímicas e histológicas qualitativas e quantitativas. No estudo bioquímico utilizamos o cálculo do nível de significância da diferença das médias e seus respectivos desviospadrão, com p significativo para valores menores que 0,05 e nos estudos histopatológicos os testes F de Brieger para análise de variância e de Tukey para a comparação entre as médias. Os resultados encontrados demonstraram maior mortalidade no grupo sem profilaxia do que no com profilaxia aos 5 dias (p < 0,01); níveis de malondialdeído significativamente maiores no grupo de 15 horas sem DFX do que no com profilaxia; lesões exudativas mais proeminentes nos grupos que não receberam profilaxia. A morfometria do grupo de 30 dias com profilaxia foi normal. Os autores concluíram que a DFX foi eficaz na profilaxia da enterite actínica a nível histológico e atribuem seu efeito à sua capacidade significativa de redução precoce da peroxidação lipídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-06-30

Como Citar

1.
Correia MM, Mitidieri ORA, Schanaider A. A deferroxamina na profilaxia da enterite actínica - estudo experimental em ratos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2004 [citado 29º de abril de 2024];50(2):109-16. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2042

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)