A quimioterapia na visão de pacientes leucêmicos

Autores

  • Ana Fátima Carvalho Fernandes Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará (DENF/UFC). Fortaleza (CE). Brasil.
  • Almerinda Holanda Gurgel Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará (DENF/UFC). Fortaleza (CE). Brasil.
  • Raimunda Magalhães da Silva Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará (DENF/UFC). Fortaleza (CE). Brasil.
  • Iraci de Sousa Lima Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC). Fortaleza (CE). Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.1999v45n1.2769

Palavras-chave:

Câncer, Quimioterapia, Leucêmico

Resumo

Este trabalho descreve o significado da quimioterapia segundo opiniões e realidades dos pacientes leucêmicos. E um a pesquisa qualitativa, onde entrevistamos doze leucêmicos que vivenciaram o tratamento quimioterápico, com o seguinte questionamento: O para você estar fazenda quimioterapia? A análise dos discursos revelou a quimioterapia como um tratamento doloroso pelos vários efeitos colaterais que ela apresenta. O tratamento foi o responsável pela inabilidade física, transforma seus corpos, muda sua imagem corporal, altera seu cotidiano e o seu estado emocional, levando a um grande sentimento de tristeza, medo, nervosismo, depressão e angústia. Os entrevistados consideram o tratamento o melhor, a crença em Deus e a esperança os fazem continuar. Conclui-se que a quimioterapia altera o cotidiano dessas pessoas e que necessitamos planejar uma assistência de enfermagem que contemple todas as fases do tratamento da leucemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Simonton, O.C.; Simonton, S.M.; Creighton, J.L. - Com a vida de novo. São Paulo; Summus, 1994.238p.

Bardin, L. - Análise de Conteúdo. Lisboa; Persona, 1979.227 p. (Edições 70).

Neto, A.B. - Quimioterapia; manual do paciente. Porto Alegre; Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, s/d.

Alquieri,V.T.-Assistência de enfermagem na quimioterapia. Enfoque. São Paulo, v. 2, n 4,mar. 1981.

Coelho, F.R.G. - Câncer; manual de orientação para pacientes e interessados. São Paulo; Robe, 1995. 118 p.

Du Gas, B. W. - Enfermagem prática. 3ª ed. Rio de Janeiro; Interamericana, 1978.526 p.

Popim, R.C. - O tratamento quimioterápico. O que é isto?: Uma investigação fenomenológica. Dissertação (Mestrado cm Enfermagem). Universidade de São Paulo, 1994. 152 p. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Pilagatti, et al. - Estudo exploratório sobre a importância da atuação de um enfermeiro em um ambulatório de quimioterapia antineoplásica. Porto Alegre; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, texto mimo, s/d.

Macedo, M.A. - Conhecimento e expectativas dos pacientes leucêmicos sobre seu tratamento. Fortaleza, 1992.75 p. Monografia apresentada ao Curso de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Estadual do Ceará.

Oliveira, M. da P.A. - Reação do acompanhante da criança portadora de leucemia perante comprovação do diagnóstico, tratamento e prognóstico. Fortaleza, 1993. Monografia apresentada ao Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

1.
Fernandes AFC, Gurgel AH, Silva RM da, Lima I de S. A quimioterapia na visão de pacientes leucêmicos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 23º de setembro de 2022 [citado 28º de abril de 2024];45(1):49-54. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2769

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL