A quimioterapia na visão de pacientes leucêmicos
DOI:
https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.1999v45n1.2769Palavras-chave:
Câncer, Quimioterapia, LeucêmicoResumo
Este trabalho descreve o significado da quimioterapia segundo opiniões e realidades dos pacientes leucêmicos. E um a pesquisa qualitativa, onde entrevistamos doze leucêmicos que vivenciaram o tratamento quimioterápico, com o seguinte questionamento: O para você estar fazenda quimioterapia? A análise dos discursos revelou a quimioterapia como um tratamento doloroso pelos vários efeitos colaterais que ela apresenta. O tratamento foi o responsável pela inabilidade física, transforma seus corpos, muda sua imagem corporal, altera seu cotidiano e o seu estado emocional, levando a um grande sentimento de tristeza, medo, nervosismo, depressão e angústia. Os entrevistados consideram o tratamento o melhor, a crença em Deus e a esperança os fazem continuar. Conclui-se que a quimioterapia altera o cotidiano dessas pessoas e que necessitamos planejar uma assistência de enfermagem que contemple todas as fases do tratamento da leucemia.
Downloads
Referências
Simonton, O.C.; Simonton, S.M.; Creighton, J.L. - Com a vida de novo. São Paulo; Summus, 1994.238p.
Bardin, L. - Análise de Conteúdo. Lisboa; Persona, 1979.227 p. (Edições 70).
Neto, A.B. - Quimioterapia; manual do paciente. Porto Alegre; Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, s/d.
Alquieri,V.T.-Assistência de enfermagem na quimioterapia. Enfoque. São Paulo, v. 2, n 4,mar. 1981.
Coelho, F.R.G. - Câncer; manual de orientação para pacientes e interessados. São Paulo; Robe, 1995. 118 p.
Du Gas, B. W. - Enfermagem prática. 3ª ed. Rio de Janeiro; Interamericana, 1978.526 p.
Popim, R.C. - O tratamento quimioterápico. O que é isto?: Uma investigação fenomenológica. Dissertação (Mestrado cm Enfermagem). Universidade de São Paulo, 1994. 152 p. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.
Pilagatti, et al. - Estudo exploratório sobre a importância da atuação de um enfermeiro em um ambulatório de quimioterapia antineoplásica. Porto Alegre; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, texto mimo, s/d.
Macedo, M.A. - Conhecimento e expectativas dos pacientes leucêmicos sobre seu tratamento. Fortaleza, 1992.75 p. Monografia apresentada ao Curso de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Estadual do Ceará.
Oliveira, M. da P.A. - Reação do acompanhante da criança portadora de leucemia perante comprovação do diagnóstico, tratamento e prognóstico. Fortaleza, 1993. Monografia apresentada ao Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.