Detecção do Câncer de Mama: Conhecimento, Atitude e Prática dos Médicos e Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de Mossoró, RN, Brasil

Autores

  • Epaminondas de Medeiros Jácome Universidade de Fortaleza (UNIFOR). CE, Brasil. Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil.
  • Raimunda Magalhães da Silva Universidade de Fortaleza (UNIFOR). CE, Brasil.
  • Marcelo Luiz Carvalho Gonçalves Universidade de Fortaleza (UNIFOR). CE, Brasil.
  • Patrícia Moreira Costa Collares Universidade de Fortaleza (UNIFOR). CE, Brasil. Faculdade Nordeste (Devry Brasil). Fortaleza (CE), Brasil.
  • Isabella Lima Barbosa Universidade de Fortaleza (UNIFOR). CE, Brasil. Faculdade Nordeste (Devry Brasil). Fortaleza (CE), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2011v57n2.705

Palavras-chave:

Neoplasias da Mama, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Médicos, Enfermeiros, Sistema Único de Saúde, Mossoró (RN)

Resumo

Introdução: O câncer de mama é uma doença heterogênea e complexa, observada pelas múltiplas formas de apresentação clínica e morfológica, pelos graus de agressividade tumoral e potencial metastático. Neste sentido, para atender aos princípios do Sistema Único de Saúde, o Ministério da Saúde priorizou a família como elemento básico para a assistência. Objetivo: Investigar o conhecimento, atitude e práticas dos médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de Mossoró (RN) com relação à detecção precoce do câncer de mama. Metodologia: Estudo transversal e inferencial. A coleta dos dados realizou-se em março de 2008 com a utilização de questionário autoaplicável. Participaram 33 médicos e 47 enfermeiros com idade média de 42 anos. Resultados: O tempo de atuação na atenção básica e a grande rotatividade entre os profissionais de saúde no serviço dificultam sua capacitação. Há uma valorização do exame clínico das mamas, em detrimento à solicitação da mamografia na busca do diagnóstico precoce do câncer de mama. A insuficiência de profissionais de saúde habilitados e o desconhecimento da população são fatores limitadores ao rastreamento do câncer de mama. Ocorre solicitação reduzida da mamografia em mulheres jovens de alto risco. Conclusão: Observou-se a necessidade de qualificação dos profissionais para consolidar o Programa Nacional de Educação Permanente em Saúde, aumentar a oferta de exames mamográfico e promover educação em saúde para a população.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

1.
Jácome E de M, Silva RM da, Gonçalves MLC, Collares PMC, Barbosa IL. Detecção do Câncer de Mama: Conhecimento, Atitude e Prática dos Médicos e Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de Mossoró, RN, Brasil. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 29º de março de 2024];57(2):189-98. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/705

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)