Tendências de Pesquisa na Internet sobre Câncer de Mama entre 2017 e 2021 no Brasil: uma Investigação de Infovigilância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2023v69n1.3072

Palavras-chave:

neoplasias da mama/epidemiologia, fatores de tempo, comportamento de busca de informação, internet, ferramenta de busca

Resumo

Introdução: Os usuários da Internet frequentemente buscam informações sobre questões de saúde. O comportamento desses usuários pode estar relacionado com contextos de saúde vivenciados em suas comunidades, refletindo demandas não supridas. Objetivo: Examinar o interesse dos usuários da Internet sobre o câncer de mama no Brasil, considerando o período entre 2017 e 2021. Método: Estudo infodemiológico utilizando o volume relativo de busca (variando entre 0 e 100) para o termo “câncer de mama” no Brasil, recuperado da ferramenta Google Trends. O volume relativo de busca entre os anos foi comparado com abordagem não paramétrica e valor de significância (p) de 5%. Resultados: Exceto entre 2019 e 2020 (p-valor>0,05), houve um aumento significativo nas buscas na Internet pelo termo “câncer de mama” no Brasil (todos os valores de p<0,05). O pico de interesse (volume relativo de busca=100) foi observado no mês de outubro de 2020. Os usuários da Internet que buscaram pelo termo “câncer de mama” frequentemente procuravam por sinais e sintomas do câncer de mama. Conclusão: Observou-se que o interesse desses usuários sobre câncer de mama aumentou nos últimos anos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Marques NP, Silveira DMM, Marques NCT, et al. Cancer diagnosis in Brazil in the COVID-19 era. Semin Oncol. 2021;48(2):156-9. doi: https://doi.org/10.1053/j.seminoncol.2020.12.002 DOI: https://doi.org/10.1053/j.seminoncol.2020.12.002

Ferreira MC, Vale DB, Barros MBA. Incidence and mortality from breast and cervical cancer in a Brazilian town. Rev Saude Publica. 2021;55:67. doi: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003085 DOI: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003085

Snyder A, Jang S, Nazari IS, et al. Google search volume trends for cancer screening terms during the COVID-19 pandemic. J Med Screen. 2021;28(2):210-2. doi: https://doi.org/10.1177/0969141321999426 DOI: https://doi.org/10.1177/0969141321999426

Berning P, Maybody M, Deipolyi AR, et al. Internet search trends relevant to interventional oncology: a Google Trends study (2004-2020). J Vasc Interv Radiol. 2021;32(10):1445-1448.e1. doi: https://doi.org/10.1016/j.jvir.2021.07.005 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvir.2021.07.005

Vasconcellos-Silva PR, Carvalho DBF, Trajano V, et al. Using Google Trends data to study public interest in breast cancer screening in Brazil: why not a pink February? JMIR Public Health Surveill. 2017;3(2):e17. doi: https://doi.org/10.2196/publichealth.7015 DOI: https://doi.org/10.2196/publichealth.7015

Sá MFS. Pink October and breast cancer in Brazil. Rev Bras Ginecol Obstet. 2021;43(10):725-7. doi: https://doi.org/10.1055/s-0041-1739451 DOI: https://doi.org/10.1055/s-0041-1739451

Quintanilha LF, Souza LN, Sanches D, et al. The impact of cancer campaigns in Brazil: a Google Trends analysis. Ecancermedicalscience. 2019;13:963. doi: https://doi.org/10.3332/ecancer.2019.963 DOI: https://doi.org/10.3332/ecancer.2019.963

Google Trends [Internet]. Mountain View, CA: Google; [1999]. [acesso 2022 mar 25]. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends

Mavragani A, Ochoa G. Google Trends in infodemiology and infoveillance: methodology framework. JMIR Public Health Surveill. 2019;5(2):e13439. doi: https://doi.org/10.2196/13439 DOI: https://doi.org/10.2196/13439

Mavragani A, Ochoa G, Tsagarakis KP. Assessing the methods, tools, and statistical approaches in Google Trends research: systematic review. J Med Internet Res. 2018;20(11):e270. doi: https://doi.org/10.2196/jmir.9366 DOI: https://doi.org/10.2196/jmir.9366

Nuti SV, Wayda B, Ranasinghe I, et al. The use of Google Trends in health care research: a systematic review. PLoS One. 2014;9(10):e109583. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0109583 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0109583

Venegas-Vera AV, Colbert GB, Lerma EV. Positive and negative impact of social media in the COVID-19 era. Rev Cardiovasc Med. 2020;21(4):561-4. doi: https://doi.org/10.31083/j.rcm.2020.04.195 DOI: https://doi.org/10.31083/j.rcm.2020.04.195

Gottlieb M, Dyer S. Information and disinformation: social media in the COVID-19 crisis. Acad Emerg Med. 2020;27(7):640-1. doi: https://doi.org/10.1111/acem.14036 DOI: https://doi.org/10.1111/acem.14036

Kemp E, Koczwara B, Turner J, et al. Internet use and preferences among women living with advanced breast cancer. Breast J. 2019;25(2):290-5. doi: https://doi.org/10.1111/tbj.13203 DOI: https://doi.org/10.1111/tbj.13203

Kemp E, Koczwara B, Butow P, et al. Online information and support needs of women with advanced breast cancer: a qualitative analysis. Support Care Cancer. 2018;26(10):3489-96. doi: https://doi.org/10.1007/s00520-018-4206-1 DOI: https://doi.org/10.1007/s00520-018-4206-1

Lee K, Hoti K, Hughes JD, et al. Dr Google and the consumer: a qualitative study exploring the navigational needs and online health information-seeking behaviors of consumers with chronic health conditions. J Med Internet Res. 2014;16(12):e262. doi: https://doi.org/10.2196/jmir.3706 DOI: https://doi.org/10.2196/jmir.3706

Publicado

2023-01-19

Como Citar

1.
Lima RB, Santos JC de O, Santos DK da C, Marinho PML, Silva GM, Kameo SY. Tendências de Pesquisa na Internet sobre Câncer de Mama entre 2017 e 2021 no Brasil: uma Investigação de Infovigilância. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 19º de janeiro de 2023 [citado 1º de fevereiro de 2023];69(1). Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3072

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO BREVE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)