Tendências de Pesquisa na Internet sobre Câncer de Mama entre 2017 e 2021 no Brasil: uma Investigação de Infovigilância
DOI:
https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2023v69n1.3072Palavras-chave:
neoplasias da mama/epidemiologia, fatores de tempo, comportamento de busca de informação, internet, ferramenta de buscaResumo
Introdução: Os usuários da Internet frequentemente buscam informações sobre questões de saúde. O comportamento desses usuários pode estar relacionado com contextos de saúde vivenciados em suas comunidades, refletindo demandas não supridas. Objetivo: Examinar o interesse dos usuários da Internet sobre o câncer de mama no Brasil, considerando o período entre 2017 e 2021. Método: Estudo infodemiológico utilizando o volume relativo de busca (variando entre 0 e 100) para o termo “câncer de mama” no Brasil, recuperado da ferramenta Google Trends. O volume relativo de busca entre os anos foi comparado com abordagem não paramétrica e valor de significância (p) de 5%. Resultados: Exceto entre 2019 e 2020 (p-valor>0,05), houve um aumento significativo nas buscas na Internet pelo termo “câncer de mama” no Brasil (todos os valores de p<0,05). O pico de interesse (volume relativo de busca=100) foi observado no mês de outubro de 2020. Os usuários da Internet que buscaram pelo termo “câncer de mama” frequentemente procuravam por sinais e sintomas do câncer de mama. Conclusão: Observou-se que o interesse desses usuários sobre câncer de mama aumentou nos últimos anos no Brasil.
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