Evolução da Mortalidade por Câncer de Mama em Mulheres Jovens: Desafios para uma Política de Atenção Oncológica

Autores

  • Camilla Albuquerque Martins Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Raphael Mendonça Guimarães Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Rafael Leiróz Pereira Duarte Silva Base Aérea de Salvador (BA), Brasil. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia(FEBRASGO). Rio de Janeiro(RJ), Brasil.
  • Arthur Pate de Souza Ferreira Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Fernanda Lourenço Gomes Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • João Roberto Cavalcante Sampaio Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Monique Darling Sá de Souza Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Tais Suane de Souza Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Monique Felix Ribeiro da Silva Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n3.499

Palavras-chave:

Feminino, Adulto, Meia-Idade, Neoplasias da Mama-mortalidade, Políticas Públicas, Estudos de Séries Temporais

Resumo

Introdução: O câncer de mama, tendo em vista sua alta prevalência, sobretudo em sociedades cuja transição epidemiológica se completou, faz por merecer uma série de estudos de base populacional em prol de um melhor conhecimento da história natural da doença, do adoecimento e da mortalidade. Especula-se que a mortalidade possua diferentes padrões de acordo com a faixa etária. Objetivo: Avaliar a evolução da tendência de mortalidade por câncer de mama por grupos de faixa etária no Brasil entre 1980 e 2011. Método: Foi realizado um estudo descritivo, retrospectivo de série temporal, baseado em dados secundários coletados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. As faixas etárias foram estratificadas em dois grupos: ate 50 anos e maiores de 50 anos. Para a análise de tendência, utilizaram-se a regressão polinomial e o joinpoint. Resultados: Os resultados apontam para uma tendência de aumento na mortalidade por câncer de mama para mulheres com até 50 anos, e redução para as mulheres com mais de 50 anos. Conclusão: E necessária uma maior discussão a respeito do custo efetividade e validade da implantação da mamografia como opção de rastreamento para mulheres mais jovens no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

1.
Albuquerque Martins C, Mendonça Guimarães R, Leiróz Pereira Duarte Silva R, Pate de Souza Ferreira A, Lourenço Gomes F, Cavalcante Sampaio JR, Sá de Souza MD, de Souza TS, Felix Ribeiro da Silva M. Evolução da Mortalidade por Câncer de Mama em Mulheres Jovens: Desafios para uma Política de Atenção Oncológica. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2013 [citado 26º de abril de 2024];59(3):341-9. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/499

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)