Câncer Colorretal em Pacientes Jovens

Autores

  • Ana Graziela Soares Rêgo Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI). Teresina (PI), Brasil.
  • Isabel Cristina Vieira Borges Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI). Teresina (PI), Brasil.
  • Rodrigo José de Vasconcelos Valença Hospital São Marcos. Teresina (PI), Brasil.
  • João Batista Mendes Teles Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI). Teresina (PI), Brasil.
  • Lucielma Salmito Soares Pinto Departamento de Patologia. Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI). Teresina (PI), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n2.616

Palavras-chave:

Neoplasias Colorretais/epidemiologia, Epidemiologia Descritiva, Estadiamento de Neoplasias, Adulto, Meia-Idade, Estudo Comparativo

Resumo

Introdução: O câncer colorretal costuma ser pouco frequente em indivíduos abaixo dos 50 anos, persistindo ainda controvérsias quanto ao seu comportamento e prognóstico. Objetivo: Avaliar as características epidemiológicas, clínicas, histopatológicas e terapêuticas de pacientes com câncer colorretal, comparando os grupos de faixa etária até 50 anos e idade superior a 50 anos. Método: Trata-se de um estudo descritivo, em que foram analisados prontuários de 505 pacientes com câncer colorretal, atendidos de janeiro de 1998 a dezembro de 2008. Parâmetros clínicos e histopatológicos foram coletados. Resultados: Os indivíduos com idade ate 50 anos corresponderam a 26,53% da amostra e não houve predileção por gênero. Alteração no hábito intestinal como queixa inicial e anemia ao exame físico foram significativamente mais comuns no grupo mais jovem. Os pacientes ate 50 anos exibiram também estadiamento linfonodal mais avançado, maior ocorrência de carcinoma espinocelular ou neuroendócrino e pior diferenciação histopatologia, bem como maior recorrencial local, apesar de maior índice de tratamento cirúrgico e quimioterápico. Conclusão: O câncer colorretal em pacientes com idade ate 50 anos mostrou-se mais agressivo e indiferenciado. As queixas, mesmo dos pacientes jovens, devem ser prontamente investigadas, a fim de possibilitar o diagnóstico precoce e maior chance de cura ao paciente com câncer colorretal.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

1.
Rêgo AGS, Borges ICV, Valença RJ de V, Teles JBM, Pinto LSS. Câncer Colorretal em Pacientes Jovens. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de junho de 2012 [citado 24º de abril de 2024];58(2):173-80. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/616

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)