Genética do Câncer Hereditário

Autores

  • Élida Lívia Rafael Dantas Estudante de Graduação da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte.
  • Fernando Henrique de Lima Sá Estudante de Graduação da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte.
  • Sionara Melo de Figueiredo de Carvalho Especialista em Radioterapia pela Universidade de São Paulo.
  • Anderson Pontes Arruda Docente da disciplina de Genética da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte.
  • Evelane Marques Ribeiro Docente da disciplina de Genética da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte.
  • Erlane Marques Ribeiro Docente das disciplinas de Genética e Pediatria da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte; Médica Geneticista do Hospital Geral César Cals e do Hospital Infantil Albert Sabin; Titular da Sociedade Brasileira de Genética Clínica e Sociedade Brasileira de Pediatria; Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n3.1619

Palavras-chave:

Neoplasias, Hereditariedade, Oncogenes, Mutação, Diagnóstico, Aconselhamento Genético, Qualidade de Vida

Resumo

Atualmente, o câncer é a doença que mais causa mortes no mundo. Devido a isso, ele tem sido alvo de inúmeras pesquisas, entre as quais se descobriu sua relação com a hereditariedade. Sabe-se que o câncer decorre de alterações em oncogenes, em genes pertencentes ao grupo supressor tumoral ou em genes do grupo que repara o DNA. Muitos desses genes já foram descobertos, identificados e relacionados a certos tipos de câncer. Esses achados proporcionaram a utilização de novos métodos de diagnóstico e tratamento para diversos tipos de neoplasias. O aconselhamento genético para pacientes com suspeita de portar um gene mutante causador de algum tipo de câncer hereditário pode diminuir sua morbi-mortalidade e proporcionar uma melhoria em sua qualidade de vida. Este trabalho apresenta os principais tipos de câncer hereditário, assim como os genes responsáveis pelos respectivos cânceres e discute a melhor conduta a ser realizada para o paciente após a descoberta de um gene mutante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

1.
Dantas Élida LR, Sá FH de L, Carvalho SM de F de, Arruda AP, Ribeiro EM, Ribeiro EM. Genética do Câncer Hereditário. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2009 [citado 30º de abril de 2024];55(3):263-9. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1619

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)