Comunicação, Divulgação e Prevenção: o Câncer de Mama no Jornal O Globo (1925-2000)
DOI:
https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2017v63n3.131Palabras clave:
Neoplasias da Mama, Prevenção Primária, Prevenção Secundária, Diagnóstico Precoce, ImprensaResumen
Introdução: O presente artigo analisa como a prevenção ao câncer de mama foi comunicada à população pelo Jornal O Globo no século XX tomando como ponto de inflexão a incorporação da mamografia na prática médica brasileira. A forma como esse veículo apresenta a dimensão da prevenção participa na decisão das mulheres a se submeterem ou não ao rastreamento e de buscar mecanismos para preveni-la. Objetivo: Debater a forma pela qual a mídia impressa, veículo de ampla circulação, apresenta conteúdos sobre a prevenção ao câncer de mama. Método: Trata-se de um estudo qualitativo de base histórica que utilizou a Análise de Conteúdo como ferramenta para tratamento dos dados. Os critérios de inclusão para constituição do painel amostral foram o artigo ou a coluna terem sido publicados no século XX, e conter elementos que tratassem da prevenção do câncer de mama. Resultados: Foram recuperados 1.007 recortes entre propagandas e anúncios, notas, colunas e reportagens acerca do câncer de mama. O corpus final de análise possui 76 recortes categorizados como prevenção e diagnóstico precoce. Conclusão: A noção de prevenção do câncer de mama é transversal a todas as categorias emersas e se confunde com a noção de diagnóstico precoce, o que retrata controvérsia entre os conceitos de prevenção primária e secundária, informando de forma assídua e erroneamente os leitores sobre fatores de risco e detecção precoce da doença.