Caracterização das Pacientes, na Infância e Adolescência, Portadoras de Câncer no Município de Jundiaí e Região

Autores

  • João Bosco Ramos Borges Professor Titular da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), Brasil.
  • Sandra Laggetta Professora Assistente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), Brasil.
  • Milzen Jessel Lavander Giatti Professoras Assistentes da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), Brasil.
  • Ana Carolina Marchesini de Camargo Professoras Assistentes da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), Brasil.
  • Aice Christina Pinheiro Pereira Acadêmicas da Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), Brasil.
  • Aline Paterno Miazaki Acadêmicas da Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), Brasil.
  • Thais Andrea dos Santos Acadêmicas da Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n4.1564

Palavras-chave:

Neoplasias, Criança, Adolescente, Feminino, Perfil de Saúde, Jundiaí, SP

Resumo

O objetivo deste estudo foi estabelecer o perfil de pacientes do sexo feminino, na infância e adolescência, portadoras de câncer no Instituto de Clínicas Pediátricas Bolívar Risso (GRENDACC) - Jundiaí, bem como de que forma é feito o diagnóstico, tratamento e como ocorre a sua evolução. Foram estudados 71 prontuários, do período entre 1995 e 2006, de crianças e jovens entre 0 e 17 anos do sexo feminino. Os resultados são apresentados, com nível de significância de 5% e mostram que 75% das pacientes eram brancas, com média etária de 8 anos. A maioria delas procede de Jundiaí (52%). Em relação à função ovariana, 11% já haviam iniciado as menstruações ao diagnóstico, e quase 70% procuraram o setor terciário de saúde no primeiro mês do aparecimento da sintomatologia (52%). Quase metade dos diagnósticos são leucemias e 46% chegou em estádio clínico avançado. Levou-se menos de um mês entre o diagnóstico e o início da terapêutica para a maior parte das pacientes. O tratamento eleito em quase 90% dos casos foi a quimioterapia, e a cirurgia em um terço das pacientes. Os sinais e sintomas clínicos prevalentes foram dor óssea, anemia, febre e manchas rochas/hemorragias. Concluiu-se que a maioria das pacientes é encaminhada rapidamente. No entanto, quase metade delas chega ao hospital já com a doença em estádio avançado. Verificou-se que 47% dos casos encontram-se fora de terapia e 22,5% foram a óbito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

1.
Borges JBR, Laggetta S, Giatti MJL, Camargo ACM de, Pereira ACP, Miazaki AP, Santos TA dos. Caracterização das Pacientes, na Infância e Adolescência, Portadoras de Câncer no Município de Jundiaí e Região. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 29º de abril de 2024];55(4):337-43. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1564

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)