Idade e ingestão dietética de cálcio por mulheres sobreviventes de câncer de mama: um fator adicional de risco para o desenvolvimento da osteoporose?

Autores/as

  • Soraia Pinheiro Machado Mestrado Acadêmico em Saúde Pública - Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Fernanda Montenegro Cavalcante Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Olganê Dantas Sabry Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará
  • Luís Gonzaga Porto Pinheiro Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará
  • Helena Alves de Carvalho Sampaio Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2007v53n2.1807

Palabras clave:

Osteoporose, Câncer de mama, Consumo de cálcio

Resumen

Pacientes sobreviventes de câncer de mama apresentam risco aumentado para osteoporose, como efeito das drogas antineoplásicas e pela não utilização de reposição hormonal. Este estudo pretendeu investigar se a idade e o consumo dietético de cálcio aparecem como fatores de risco adicionais ao desenvolvimento da osteoporose num grupo de mulheres sobreviventes de câncer de mama. Foram investigadas 59 mulheres, em serviços públicos de mastologia de Fortaleza. Foram considerados fatores de risco a idade de 45 anos ou mais e a ingestão de cálcio inferior a 100% das necessidades diárias (DRI). A idade (média de 49,14 anos) e o baixo consumo de cálcio, detectado em 86,44% do grupo, constituíram-se fortes fatores contribuintes para o risco de desenvolvimento da osteoporose. Conclui-se que o grupo necessita de ações educativas para o aumento do consumo de fontes alimentares de cálcio, como estratégia para reduzir um dos fatores de risco para osteoporose presente nesse tipo de paciente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-06-29

Cómo citar

1.
Machado SP, Cavalcante MFM, Sabry MOD, Pinheiro LGP, Sampaio HA de C. Idade e ingestão dietética de cálcio por mulheres sobreviventes de câncer de mama: um fator adicional de risco para o desenvolvimento da osteoporose?. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29 de junio de 2007 [citado 18 de mayo de 2024];53(2):153-8. Disponible en: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1807

Número

Sección

ARTÍCULO ORIGINAL

Artículos más leídos del mismo autor/a