Câncer de Mama: Marcadores Tumorais (Revisão de Literatura)

Autores/as

  • Ana Lúcia Amaral Eisenberg Médica Patologista do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital do Câncer, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Sérgio Koifman Médico Epidemiologista do Serviço de Epidemiologia Geral e Métodos Quantitativos da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2001v47n4.2300

Palabras clave:

Neoplasias Mamárias, Marcadores Biológicos de Tumor, Receptores Hormonais, c-erbB-2, PCNA, p53

Resumen

A identificação de marcadores que possam predizer o comportamento dos tumores é especialmente importante em câncer de mama devido, sobretudo, à variabilidade na progressão clínica da doença. Alguns marcadores tumorais e suas relações com o prognóstico são discutidos, dando-se ênfase àqueles que utilizam, para sua detecção, o método imuno-histoquímico e onde possa ser empregado material fixado em formol e embebido em parafina (material de arquivo). Os receptores hormonais (RH) são os menos polêmicos e os tumores positivos para estes marcadores, geralmente, apresentam menor tamanho, menor grau histológico e nuclear, uma melhor resposta à terapia hormonal e um melhor prognóstico. Para os outros marcadores tumorais aqui apresentados (c-erbB-2, catepsina D, MIB-1, PCNA, p53) existem muitas controvérsias, mas parte da literatura associa sua presença com tumores de alto grau histológico e com um pior prognóstico. As divergências existentes na literatura são discutidas e chega-se a conclusão que mais estudos são necessários antes que os marcadores tumorais possam ser utilizados como fatores prognósticos do câncer de mama.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2001-12-28

Cómo citar

1.
Eisenberg ALA, Koifman S. Câncer de Mama: Marcadores Tumorais (Revisão de Literatura) . Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28 de diciembre de 2001 [citado 18 de mayo de 2024];47(4):377-88. Disponible en: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2300

Número

Sección

REVISIÓN DE LA LITERATURA

Artículos más leídos del mismo autor/a