A Promoção de Novos Produtos de Tabaco nas Redes Sociais à Luz da Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2020v66nTemaAtual.1108Palavras-chave:
Tabagismo, Sistemas Eletrônicos de Liberação de Nicotina, Produtos do Tabaco, Publicidade de Produtos Derivados do TabacoResumo
Introdução: Sofisticadas estratégias de marketing têm sido utilizadas para atrair o público jovem para o consumo de produtos fumígenos e promover a aceitação social do tabagismo. No Brasil, a venda e publicidade de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) é proibida desde 2009, mas foram detectadas iniciativas para promover esses produtos nas redes sociais. Objetivo: Registrar e analisar ações de marketing de produtos de tabaco nas redes sociais durante a pandemia da doença pelo coronavírus 2019 (coronavirus disease 2019 – Covid-19). Método: Por meio de uma abordagem qualitativa, este estudo analisou a utilização da rede social Instagram por usuários e comerciantes de DEF, especialmente o uso de stickers criados pelo aplicativo no período da pandemia de Covid-19. Resultados: O adesivo do Instagram foi usado indevidamente e possibilitou a propaganda e a promoção de DEF em rede social por parte de seus usuários, apesar da proibição das normas brasileiras. Conclusão: A rede social apresenta alto grau de engajamento e tem 33% dos usuários em idade entre 13 e 24 anos, faixa etária alvo das estratégias de marketing da indústria do tabaco e comerciantes de DEF. Além da responsabilidade de quem realizou a postagem, há que se considerar a corresponsabilidade do Instagram ao não coibir esse tipo de iniciativa.