Análises das Demandas e Cenários de Apoio para Sobreviventes de Câncer: Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2021v67n4.1417Palavras-chave:
Oncologia, Sobreviventes de Câncer, Enfermagem Oncológica, Assistência Integral à Saúde, Literatura de Revisão como AssuntoResumo
Introdução: A sobrevivência do câncer é um processo que começa no diagnóstico e continua por toda a vida, trazendo uma série de desafios adicionais à saúde. Objetivo: Analisar as demandas e o modelo de atendimento para o apoio ao sobrevivente de câncer. Método: Revisão integrativa de literatura sobre demandas e cenários de apoio para sobreviventes de câncer, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, IBECS, SciELO e Biblioteca Cochrane, que buscou artigos publicados entre janeiro de 2015 a março de 2020. Resultados: Foram encontrados 90 artigos, sendo 20 compatíveis com o objetivo do estudo. A estrutura necessária para apoiar o sobrevivente de câncer é múltipla e dela participam: hospitais, centros oncológicos e espaços na comunidade. Houve unanimidade em relação a intervenções clínicas e educativas solicitadas pelos pacientes. Estudos apontam atuação multidisciplinar, com presença de sintomas nos domínios físico, psicológico e socioecológico. A atuação do enfermeiro foi citada por 19 estudos e envolveu desde o cuidado clínico até a coordenação e atuação quanto ao aconselhamento e orientação para a mudança de comportamentos prejudiciais à saúde. Verificaram-se oito estudos que citaram a American Society of Clinical Oncology como entidade norteadora das intervenções. Conclusão: As demandas dos sobreviventes incluem acompanhamento clínico, apoio psicológico, orientações de cuidados primários e estilo de vida saudável. As redes de apoio devem ser amplas e conduzidas principalmente por enfermeiros, embasadas em diretrizes sustentadas por evidências científicas e ou entidades especializadas com foco nos sintomas relacionados aos domínios físico, psicológico e socioecológico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos morais e intelectuais dos artigos pertencem aos respectivos autores, que concedem à RBC o direito de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.