Detecção da proteína p53 em células leucêmicas por citometria de fluxo e Western blot

Autores

  • Geraldo Barroso Cavalcanti Júnior Farmacêutico-Bioquímico, Professor assistente da disciplina de Imunologia Clínica do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DACT / UFRN) e Doutorando do LHCM / HC-I / INCA/RJ.
  • Marcos Antonio Mauricio Scheiner Farmacêutico-Bioquímico do LHCM / HC-I / INCA/RJ.
  • Flavia da Cunha Vasconcelos Bióloga do LHCM / HC-I / INCA/RJ.
  • Jane de Almeida Dobbin Médica do Serviço de Hematologia do HC-I / INCA/RJ.
  • Claudete Esteves Klumb Médica do Serviço de Hematologia e do LHCM / HC-I / INCA/RJ.
  • Raquel C. Maia Médica Hematologista e responsável pelo LHCM / HC-I / INCA/RJ.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2004v50n3.2023

Palavras-chave:

Proteína p53, Western blot, Citometria de fluxo, Leucemia

Resumo

Introdução: A proteína p53 desempenha uma função crucial no controle do ciclo celular, reparo do DNA e na indução de apoptose em células geneticamente instáveis. O Western blot (WB) é o método preconizado para detecção dessa proteína, no entanto é técnica demorada e trabalhosa. Atualmente, a citometria de fluxo (CF) também tem sido empregada na detecção da proteína p53 tendo a vantagem da praticidade. Objetivos e Metodologia: Comparar os resultados obtidos pela CF e WB na detecção da proteína p53 em células leucêmicas. Empregamos amostras de 3 pacientes com leucemia linfóide aguda (LLA), 5 com leucemia mielóide aguda (LMA), 6 com leucemia mielóide crônica (LMC) e 8 com leucemia linfóide crônica (LLC). Os controles positivos (5) e negativos (4), para os dois métodos, foram linhagens de células leucêmicas. Juntamente com o controle de marcação negativa, na técnica de CF, utilizamos linfócitos de 40 doadores de sangue. A análise pela CF foi realizada após a marcação com anticorpo monoclonal anti-p53 e o WB por técnica convencional. Resultados e Conclusões: Observamos concordância nos resultados em 82% das amostras leucêmicas e em 100% nas linhagens celulares. CF+/WB+ foram observados em pacientes com evolução desfavorável tais como na LLC / Síndrome de Richter, LMC em crise blástica e na maioria das LMA. Apesar do WB ser considerado um método padrão para a detecção da p53, nossos resultados indicam que a CF pode ser empregada satisfatoriamente na detecção dessa proteína em amostras leucêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-09-30

Como Citar

1.
Cavalcanti Júnior GB, Scheiner MAM, Vasconcelos F da C, Dobbin J de A, Klumb CE, Maia RC. Detecção da proteína p53 em células leucêmicas por citometria de fluxo e Western blot. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2004 [citado 26º de abril de 2024];50(3):191-202. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2023

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)