A complicação fístula faringocutânea após laringectomia total: uma análise preliminar

Autores

  • Mary Elizabeth de Santana Doutoranda da EERP-USP, (Enfermagem Fundamental),Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento de Pesquisa em Enfermagem. Professor Assistente da UFPA / UEPA.
  • Namie Okino Sawada Professor Associado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP.
  • Helena Megumi Sonobe Doutora da Secção de Apoio Laboratorial EERP-USP.
  • Márcia Maria Fontão Zago Professora Associado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2003v49n4.2077

Palavras-chave:

Laringectomia Total, Fístula Faringocutânea, Complicações, Fatores de Risco

Resumo

A complicação mais grave e freqüente apresentada pelo laringectomizado total é a fístula faringocutânea. Nesta investigação objetivou-se analisar a freqüência e os fatores de risco que contribuem para a formação de fístula faringocutânea, na literatura. Este é um estudo descritivo no qual analisaram-se 10 artigos indexados nos Bancos de Dados PUBMED e MEDLINE, que foram adquiridos na íntegra, no período de março de 2001 a março de 2002. Os fatores de risco identificados para a formação da fístula faringocutânea foram: radioterapia pré-operatória; dissecção radical do pescoço; tipo de material de sutura utilizado; traqueostomia pré-operatória; doenças sistêmicas; estadiamento do tumor; transfusão sangüínea no transoperatório; tipo de drenagem do pescoço; infecção da ferida e formação de hematoma. Esta complicação aumentou o período de internação e de cicatrização, com médias de 28 e de 36 dias, respectivamente. O tratamento predominante é ainda o conservador, no qual a enfermeira necessita de conhecimentos técnico-científicos, pois requer os cuidados intensivos, higiênicos e de tratamento da ferida. A habilidade de raciocínio clínico e técnica, aliada à busca de evidências e capacidade de relacionamento interpessoal da enfermeira, é que determinará a qualidade das intervenções de enfermagem no atendimento das complicações do laringectomizado total.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-12-30

Como Citar

1.
Santana ME de, Sawada NO, Sonobe HM, Zago MMF. A complicação fístula faringocutânea após laringectomia total: uma análise preliminar. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de dezembro de 2003 [citado 27º de abril de 2024];49(4):239-44. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2077

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>