O efeito da radioterapia sobre a qualidade de vida dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço

Autores

  • Namie Okino Sawada Professora associada ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.
  • Adriana Marques Dias Aluna do 4º ano de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Bolsista de Iniciação Científica CNPq - 2002/2004.
  • Marcia Maria Fontão Zago Professora associada ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2006v52n4.1845

Palavras-chave:

Radioterapia, Qualidade de vida, Câncer de cabeça e pescoço

Resumo

A radioterapia é um tratamento de ampla utilização, que tem por objetivo destruir as células neoplásicas para que haja redução ou desaparecimento da neoplasia maligna. Entretanto, pode produzir alterações importantes na qualidade de vida desses pacientes durante e após o tratamento. Objetivo: avaliar os efeitos colaterais da radioterapia nos pacientes com câncer de cabeça e pescoço e sua influência na qualidade de vida. Casuística e Método: estudo exploratório e descritivo de 32 pacientes com câncer de cabeça e pescoço, submetidos à radioterapia no HCFMRPUSP. Os dados foram coletados, através do instrumento FACT H&N e do questionário para radioterapia de cabeça e pescoço da Universidade de McMaster, e analisados de maneira quantitativa, através da estatística realizada pelo SPSS (Statistical Package of Social Science). Resultados: A xerostomia foi o sintoma mais evidente (84,5%), seguido de saliva pegajosa (75,1%), pele ressecada (65,7%), irritação e depressão (56,3%), dificuldade no paladar (72%), dores de garganta (34,4%). Ao correlacionarmos esses efeitos colaterais com os itens de qualidade de vida, encontramos correlação significativa com p<0,05, demonstrando que esses sintomas influenciam na qualidade de vida. Conclusão: Encontramos influência dos efeitos colaterais da radioterapia sobre a qualidade de vida do paciente. Dessa forma, reiteramos a necessidade dos profissionais da saúde promoverem medidas preventivas para amenizar esses efeitos, fornecer informações sobre o tratamento, além de proporcionar suporte para redução da ansiedade e depressão, a fim de promover melhor enfrentamento e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-12-29

Como Citar

1.
Sawada NO, Dias AM, Zago MMF. O efeito da radioterapia sobre a qualidade de vida dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de dezembro de 2006 [citado 26º de abril de 2024];52(4):323-9. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1845

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>