O comportamento dos laringectomizados frente à imagem corporal

Autores

  • Sabrina Hannickel Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Bolsista de iniciação científica do CNPq.
  • Márcia Maria Fontão Zago Enfermeira. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.
  • Cláudia B dos Santos Barbeira Estatística. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.
  • Namie Okino Sawada Enfermeira. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n3.2179

Palavras-chave:

Laringectomia, Imagem Corporal, Reabilitação, Pacientes, Psicologia, Autoimagem, Ajustamento Social

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento do laringectomizado total frente à sua imagem corporal. Os dados foram coletados entre 15 pacientes, por meio de um instrumento que focalizou a descrição das características sociais dos sujeitos e frases afirmativas, com respostas de concordância ou discordância. As frases relacionavam-se a atitudes positivas ou negativas, de acordo com a percepção do paciente da sua imagem corporal alterada. Os participantes foram na maioria do sexo masculino (87%), com média de idade de 60 anos, casados (80%), aposentados (60%) ou desempregados (27%), com média de tempo de cirurgia de 2 anos, e 60% comunicam-se pela mímica labial. O comportamento identificado dos pacientes, mostrou que eles se olham no espelho (93%), evitam tocar a área operada (73%), sentem-se mais velhos (80%), gostam da sua aparência (100%), cuidam-se melhor (73%) e são mais atentos com o corpo (87%). Os resultados mostraram que as atitudes dos pacientes são contraditórias: as atitudes negativas refletem o conflito em lidar com a nova imagem e as atitudes positivas relacionam-se com o cuidado com o corpo e com a saúde. Frente às implicações dessas atitudes para a qualidade de vida do paciente, destacamos a importância de um programa de reabilitação eficaz antes e após a cirurgia, focalizando a imagem corporal alterada entre os seus objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-09-30

Como Citar

1.
Hannickel S, Zago MMF, Barbeira CB dos S, Sawada NO. O comportamento dos laringectomizados frente à imagem corporal. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2002 [citado 28º de março de 2024];48(3):333-9. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2179

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>