O Método do Arco no Ensino Pré-Operatório de Pacientes Laringectomizados

Autores

  • Helena Megumi Sonobe Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da EERP/USP.
  • Miyeko Hayashida Enfermeira. Doutor em Enfermagem. Especialista em Laboratório.
  • Isabel Amélia Costa Mendes Professora Titular
  • Márcia Maria Fontão Zago Professora Associada do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2001v47n4.2291

Palavras-chave:

Pacientes, Laringectomia, Cuidados Pré-Operatórios, Cuidados de Enfermagem, Educação

Resumo

Trata-se de estudo qualitativo com o objetivo de planejar, implementar e avaliar a ação educativa pré-operatória aos pacientes laringectomizados baseada no método do arco, constituído pelas etapas de observação da realidade, ponto-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Utilizaram-se entrevistas informais em abordagem individualizada e pautada no relacionamento interpessoal centrado no paciente enquanto educando, mantendo a postura de educadora enquanto facilitadora da aprendizagem. Como estratégia para fornecer subsídios teóricos e práticos específicos, identificados como necessários pelo paciente, empregou-se um álbum seriado, folheto de orientação e materiais como cânula de traqueostomia, sondas e drenos. Decorrente de seu caráter dinâmico e flexível, foi possível o atendimento das necessidades apresentadas pelos cinco pacientes incluídos neste estudo, que avaliaram de forma positiva a experiência. Ficou evidente a necessidade do desenvolvimento de habilidades interpessoais da enfermeira para lidar com as diferentes situações terapêuticas durante as atividades de ensino. A aplicação do método mostrou-se útil, haja visto o impacto que resultou na adaptação do paciente à realidade no pós-operatório, traduzido especialmente na promoção do auto cuidado, independência e segurança para o retorno ao convívio social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2001-12-28

Como Citar

1.
Sonobe HM, Hayashida M, Mendes IAC, Zago MMF. O Método do Arco no Ensino Pré-Operatório de Pacientes Laringectomizados. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de dezembro de 2001 [citado 27º de abril de 2024];47(4):425-33. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2291

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>