Estudo da Morbi-Mortalidade Relacionado à Gastrectomia à D2

Autores

  • Carlos Eduardo Pinto Doutor e Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cirurgião do INCA, Chefe da Cirurgia da Policlínica de Botafogo e Fellow of the American College of Surgeons.
  • Odilon de Sousa Filho Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Chefe do Grupo de Estômago do INCA, Professor da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Jose Humberto Simões Correa Chefe do Serviço de Cirurgia Abdomino Pélvica do HC-INCA. Professor da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Fabio Machado Landim Residente do INCA. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Bernardo Ryuji Kuroda Residente do INCA. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2001v47n4.2281

Palavras-chave:

Neoplasias Gástricas, Cirurgia, Gastrectomia, Excisão do Gânglio Linfático, Morbidade, Mortalidade

Resumo

A gastrectomia e o controle loco regional através da linfadenectomia para os tumores gástricos permanece como a melhor possibilidade de cura para o câncer gástrico. Apesar de todos os avanços, a morbi-mortalidade permanece elevada, sendo a extensão da linfadenectomia rotulada como uma das principais razões para isso. Os autores acompanharam os pacientes submetidos à gastrectomia com linfadenectomia alargada à D2 durante o período de três anos, avaliando os possíveis fatores determinantes da morbi-mortalidade cirúrgica. Nesta análise, obtivemos 30% de morbidade e um único óbito correspondendo a 0,8% de mortalidade. O nível sérico de albumina e a extensão da gastrectomia foram os fatores independentes de maior relevância para a morbi-mortalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2001-12-28

Como Citar

1.
Pinto CE, Sousa Filho O de, Correa JHS, Landim FM, Kuroda BR. Estudo da Morbi-Mortalidade Relacionado à Gastrectomia à D2. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de dezembro de 2001 [citado 2º de maio de 2024];47(4):397-401. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2281

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)