Câncer gástrico em idosos

Autores

  • Patrícia Burda Costa Médica estagiária do Serviço de Cirurgia Abdômino-Pélvica do INCA, médica residente do Hospital Erasto Gaertner.
  • Eduardo Linhares Riello de Mello TCBC, FACS, Chefe do Serviço de Cirurgia Abdômino-Pélvica do INCA.
  • Rubens Kesley Médico cirurgião do Serviço de Cirurgia Abdômino-Pélvica do INCA.
  • Bernardo Cola Médico residente do Serviço de Cirurgia Abdômino-Pélvica do INCA.
  • Gilberto Mirssilian Médico cirurgião do grupo de Esôfago-Estômago do Serviço de Cirurgia Abdômino-Pélvica do INCA.
  • Eliezer Leidermann Médico cirurgião do grupo de Esôfago-Estômago do Serviço de Cirurgia Abdômino-Pélvica do INCA.
  • Alemar Roge Salomão Médico cirurgião do grupo de Esôfago-Estômago do Serviço de Cirurgia Abdômino-Pélvica do INCA.
  • Carlos Eduardo Pinto TCBC, FACS, Chefe do grupo de Esôfago-Estômago do Serviço de Cirurgia Abdômino-Pélvica do INCA.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2004v50n3.2025

Palavras-chave:

Neoplasias gástricas, Idoso, Cirurgia

Resumo

Estudos recentes relatam um aumento no número de pacientes idosos com câncer gástrico devido à melhoria na expectativa de vida da população. A gastrectomia e o controle locorregional através da linfadenectomia para os tumores gástricos, permanece como a melhor possibilidade de cura para o câncer gástrico. As co-morbidades existentes no idoso podem levar a maior taxa de complicações no per e pós-operatórios, e nessa população os benefícios da cirurgia têm sido correlacionados com a morbi-mortalidade desse tratamento. Os autores analisam os resultados do tratamento cirúrgico de pacientes com idade acima de 76 anos com adenocarcinoma gástrico operados, dando ênfase aos aspectos cirúrgicos, e se é justificável o emprego dessa cirurgia nesse grupo de pacientes. Um total de 579 pacientes com câncer gástrico foi atendido em nosso hospital entre 1997 e 2001. Dessa casuística, analisamos um grupo de 66 pacientes idosos. Nessa análise, obtivemos 37,9% de morbidade e 12,1% de mortalidade. A complicação mais comum foi infecção de sítio cirúrgico que ocorreu em 17,1% dos pacientes. A seleção cuidadosa de pacientes, o tratamento de doenças concomitantes e os cuidados no peri e pós-operatórios provam que a cirurgia gástrica tem bons resultados em pacientes idosos, concluindo que a cirurgia é justificável no idoso, sendo a gastrectomia total o procedimento de maior morbi-mortalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-09-30

Como Citar

1.
Costa PB, Mello ELR de, Kesley R, Cola B, Mirssilian G, Leidermann E, Salomão AR, Pinto CE. Câncer gástrico em idosos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2004 [citado 27º de abril de 2024];50(3):211-7. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2025

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)