Análise do Controle de Qualidade das Biópsias e Produtos de Cirurgia de Alta Frequência no Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Estado do Paraná, Brasil

Autores

  • Luiz Martins Collaço Unidade de Monitoramento Externo da Qualidade (UMEQ) - Associação Paranaense de Patologia (APP). Curitiba (PR), Brasil. Faculdade Evangélica do Paraná. Curitiba (PR), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3215-1650
  • Larissa Uhlmann Wendling Faculdade Evangélica do Paraná. Curitiba (PR), Brasil.
  • Lucia de Noronha Unidade de Monitoramento Externo da Qualidade (UMEQ) - Associação Paranaense de Patologia (APP). Curitiba(PR), Brasil. Universidade Federal do Paraná. Curitiba(PR), Brasil.
  • Joel Totsugui Unidade de Monitoramento Externo da Qualidade (UMEQ) - Associação Paranaense de Patologia (APP). Curitiba(PR), Brasil. Universidade Federal do Paraná. Curitiba(PR), Brasil.
  • Ana Paula Martins Sebastião Unidade de Monitoramento Externo da Qualidade (UMEQ) - Associação Paranaense de Patologia (APP). Curitiba (PR), Brasil. Universidade Positivo. Curitiba(PR), Brasil.
  • Samuel Regis Araújo Unidade de Monitoramento Externo da Qualidade (UMEQ) - Associação Paranaense de Patologia (APP). Curitiba (PR), Brasil.
  • Avelino Hass Unidade de Monitoramento Externo da Qualidade (UMEQ) - Associação Paranaense de Patologia (APP). Curitiba (PR), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n3.607

Palavras-chave:

Controle de Qualidade, Neoplasias do Colo do Útero/diagnóstico, Neoplasias do Colo do Útero/patologia, Lesões Pré-Cancerosas/diagnóstico, Conização, Neoplasia Intra-Epitelial Cervical/patologia

Resumo

Introdução: O seguimento e o tratamento adequados das lesões neoplásicas e pré-neoplásicas do colo do útero dependem do diagnostico histopatológico correto. A instauração de mecanismos de controle de qualidade para esse tipo de procedimento diagnóstico é fundamental para garantir precisão aos exames. Objetivo: Comparar o diagnóstico inicial de biópsias e peças cirúrgicas removidas por cirurgia de alta frequência, fornecido por um laboratório da rede de serviço, com o diagnóstico revisado pela unidade de monitoramento de qualidade da Associação Paranaense de Patologia, identificando quais as discrepâncias mais prevalentes. Método: Estudo transversal observacional com revisão do banco de dados da unidade de Controle de Qualidade referente ao ano de 2010 para avaliar o percentual de concordância geral, para cada laboratório e as discrepâncias diagnósticas mais comuns em produtos de biópsias e cirurgias de alta frequência do colo uterino. A concordância foi avaliada através do índice Kappa. Resultados: A compatibilidade entre o diagnóstico inicial e do controle de qualidade foi de 98,6%, variando por laboratório entre 92,9% e 100%. As discrepâncias diagnósticas encontradas foram entre lesão intraepitelial de baixo grau e cervicite (36,3%) e lesão intraepitelial de baixo grau e lesão intraepitelial de alto grau (27,3%). Para todas as categorias diagnósticas estudadas, foi encontrado índice Kappa de 0,99. Conclusão: As discrepâncias diagnósticas mais comuns foram entre lesão intraepitelial de baixo grau e diagnóstico de lesões benignas (supradiagnóstico) e entre lesão intraepitelial de baixo grau e lesão intraepitelial de alto grau (subdiagnóstico). As taxas de concordância encontradas são consideradas excelentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-28

Como Citar

1.
Collaço LM, Wendling LU, Noronha L de, Totsugui J, Sebastião APM, Araújo SR, Hass A. Análise do Controle de Qualidade das Biópsias e Produtos de Cirurgia de Alta Frequência no Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Estado do Paraná, Brasil. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de setembro de 2012 [citado 20º de abril de 2024];58(3):489-96. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/607

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL