Verificação das Curvas de Isodose de uma Unidade de Cobalto "Eldorado 78”
DOI:
https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.1978v28n4.3605Palabras clave:
Radioterapia/métodos, Radioterapia/instrumentación, DosimetríaResumen
Com a finalidade de se avaliarem as curvas de isodose fornecidas pelo fabricante da unidade de Cobalto 60 "Eldorado 78" n° 34, foram efetuadas medidas de dose em profundidade e em uma linha perpendicular ao raio central na profundidade de 5cm com e sem filtro em cunha para diversos tamanhos de campo. Os dados relativos à porcentagem de dose profunda obtidos experimentalmente e através das curvas de isodose fornecidas pelo fabricante foram comparados com os dados do Suplemento n° 11 do British Journal of Radiology. A comparação mostra uma boa concordância entre os dois primeiros e um desvio de até 5mm, entre os pontos 50%, em relação aos valores publicados pelo B. J. R.. Entre os perfis de feixe experimentais e os obtidos através das curvas de isodose fornecidas pelo fabricante, também foi encontrado um desvio de até 2mm na região de dose de 50%. Uma tabela de porcentagem de dose profunda foi obtida a partir dos dados experimentais.
Descargas
Citas
British Journal of Radiology Suplement n9 11.
ICRU (1973). International Commission on Radiations Units and Measurements, Measurement of Absorbed Dose in a Phantom Irradiated by a Single Beam of X or Gamma Rays, ICRU Report 23 (International Commission on Radiation Units and Measurements, Washington).
JOHNS, H., and CUNNINGHAM, J.: The Physics of Radiology (3d ed.; Springfield, 111., Charles C, Thomas, Publisher, 1969).