A Terapia Nutricional com Vitaminas Antioxidantes e o Tratamento Quimioterápico Oncológico

Autores

  • Helimar Senna dos Santos Especializanda do curso de Nutrição Oncológica do Instituto Nacional de Câncer, Especialista em Nutrição Clínica e Cirúrgica, pela FHDF (Programa de Residência) e Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Federal Fluminense.
  • Wanise Maria de Souza Cruz Mestranda em Bioquímica pela UFRJ, Docente de Nutrição Clínica na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense e Especialista em Nutrição Clínica pela UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2001v47n3.2309

Palavras-chave:

Antioxidantes, Terapia Nutricional, Vitaminas, Quimioterapia, Radicais Livres

Resumo

A terapia nutricional com antioxidantes concomitante à administração de drogas antineoplásicas apresenta vários benefícios ao tratamento de pacientes oncológicos. A oferta de vitaminas antioxidantes como a A, E e C associada às drogas antiblásticas resulta em menores efeitos colaterais e permite que a continuidade do tratamento empregado não seja prejudicada, pois a toxicidade causada pelas drogas antineoplásicas é fator limitante desta terapia. Desta forma, a terapêutica nutricional baseada na utilização de antioxidantes pode ampliar os conceitos da terapia oncológica atual e permitir melhores resultados quanto ao controle do câncer. Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica onde serão relatados alguns aspectos do mecanismo de ação das drogas e a formação de radicais livres provenientes deste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2001-09-28

Como Citar

1.
Santos HS dos, Cruz WM de S. A Terapia Nutricional com Vitaminas Antioxidantes e o Tratamento Quimioterápico Oncológico . Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de setembro de 2001 [citado 23º de dezembro de 2024];47(3):303-8. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2309

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL