Ligadura da Veia Renal Esquerda e Preservação da Função Renal pelas Colaterais nos Tumores Retroperitoneais

Autores

  • Rinaldo Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Departamento de Cirurgia Abdominal e Pélvica do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • José Luiz Bravin Júnior Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2018v64n1.833

Palavras-chave:

Veias Renais, Ligadura, Neoplasias Retroperitoneais, Circulação Colateral

Resumo

Introdução: O retroperitônio pode apresentar diversas patologias e possui certa complexidade e mau prognóstico em virtude do íntimo contato e envolvimento de grandes vasos nas abordagens cirúrgicas. A cirurgia é a opção terapêutica associada à sobrevida prolongada. O estudo tem por objetivo demonstrar que é possível a preservação da função renal, pelas colaterais, após a ligadura ou ressecção da veia renal esquerda sem reconstrução vascular. Relato dos casos: Dois casos de pacientes com tumores retroperitoneais com invasão vascular local onde, para sua completa ressecção, fizeram-se necessárias a secção e a ligadura da veia renal esquerda. Evoluíram com preservação da função renal em razão da drenagem venosa pelas colaterais, não sendo necessária a reconstrução vascular. Além disso, foi realizada, para melhor discussão dos casos, revisão bibliográfica. Conclusão: A secção e ligadura da veia renal esquerda mostraram-se seguras nos dois pacientes tratados com ressecção de tumores retroperitoneais, não sendo a sua reconstrução obrigatória quando preservadas as colaterais para drenagem venosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

1.
Gonçalves R, Bravin Júnior JL. Ligadura da Veia Renal Esquerda e Preservação da Função Renal pelas Colaterais nos Tumores Retroperitoneais. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de março de 2018 [citado 30º de abril de 2024];64(1):113-8. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/833

Edição

Seção

RELATO DE CASO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)