Tumores Neuroendócrinos do Estômago: Série de Casos

Autores

  • Alexandre César Dal Pizzol Hospital Erasto Gaertner. Curitiba (PR), Brasil. Instituto Nacional do Câncer (INCA). Rio de Janeiro(RJ), Brasil.
  • Eduardo Linhares Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Instituto Nacional do Câncer (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Rinaldo Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Cintia Ramos Instituto Nacional de Câncer (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n4.695

Palavras-chave:

Neoplasias Gástricas, Tumores Neuroendócrinos, Terapêutica, Cuidados Pré-Operatórios, Estudos Retrospectivos

Resumo

Introdução: Os tumores neuroendócrinos do estômago, também conhecidos como carcinoides gástricos, são provenientes das células enterocromafins do estômago. Apesar de serem uma neoplasia rara, merecem uma atenção especial devido ao comportamento distinto e menos agressivo do que o adenocarcinoma gástrico. Objetivo: Analisar retrospectivamente os casos de tumores neuroendócrinos gástricos tratados no Serviço de Cirurgia Abdominopélvica do Instituto Nacional de Câncer; elaborar a rotina pré-operatória e de tratamento para o carcinoide gástrico. Material e Métodos: Realizou-se análise retrospectiva da experiência do Instituto Nacional do Câncer, no manejo desses tumores, entre os anos de 1997 e 2008. Resultados: Reportaram-se 17 casos de tumores carcinoides gástricos. Após ampla revisão do tema, aplicaram-se o novo estadiamento e as linhas de tratamento do carcinoide gástrico, baseado nos guidelines do European Neuroendocrine Tumor Society e nesta casuística. Conclusão: O tumor carcinoide gástrico necessita de um tratamento individualizado, a fim de se evitar terapias agressivas desnecessárias ou conservadoras em demasia. O estadiamento e as linhas de tratamento propostas pela European Neuroendocrine Tumor Society mostraram-se de fácil aplicação reprodutíveis e relacionadas ao prognóstico, sendo estabelecidas atualmente como rotinas desse Serviço.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

1.
Dal Pizzol AC, Linhares E, Gonçalves R, Ramos C. Tumores Neuroendócrinos do Estômago: Série de Casos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2010 [citado 27º de abril de 2024];56(4):453-61. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/695

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)