"Cirurgia Adjuvante" no Tratamento do Tumor Estromal Gastrointestinal Metastático: um Novo Conceito

Autores

  • Marcus Valadão Cirurgião Oncológico do INCA, Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Doutorando em Oncologia pelo INCA.
  • Eduardo Linhares Chefe da Seção de Cirurgia Abdômino-Pélvica do INCA, Mestre e Doutor em Cirurgia Abdominal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Bruno Vilhena Oncologista Clínico do INCA.
  • Denise Guimarães Pesquisadora do Serviço de Pesquisa Clínica do INCA.
  • Carlos Gil Ferreira Chefe do Serviço de Pesquisa Clínica do INCA.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n3.1616

Palavras-chave:

Neoplasias Gastrointestinais, Tumores do Estroma Gastrointestinal, Cirurgia/Tendências, Biologia Molecular, Revisão

Resumo

Os recentes avanços no tratamento dos tumores estromais gastrointestinais (GIST) foram responsáveis pela mudança da história natural da doença. O melhor conhecimento dos mecanismos moleculares foi fundamental para o desenvolvimento de droga alvo-molecular dirigida capaz de obter resultados, até então, não alcançados em nenhum tratamento de tumor sólido. A introdução do imatinibe na prática clínica modificou não só a sobrevida dos portadores de GIST metastático, como também foi responsável por quebras de paradigmas bem estabelecidos; porém, apesar de o tratamento da doença metastática ser baseado na utilização do imatinibe, o papel do cirurgião, nesse contexto, tem sido revisado, havendo alguns indícios de que a cirurgia de resgate na doença metastática possa trazer benefícios a grupos selecionados de pacientes. Dessa forma, um novo conceito se estabelece, o da "cirurgia adjuvante"; ou seja, uma estratégia terapêutica que visa a otimizar os resultados do tratamento do GIST metastático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

1.
Valadão M, Linhares E, Vilhena B, Guimarães D, Ferreira CG. "Cirurgia Adjuvante" no Tratamento do Tumor Estromal Gastrointestinal Metastático: um Novo Conceito. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2009 [citado 26º de abril de 2024];55(3):297-301. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1616

Edição

Seção

ARTIGOS DE OPINIÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)