Perfil dos Portadores de GIST Operados no Estado do Rio de Janeiro: Estudo Multicêntrico SBCO

Autores

  • Marcus Valadão Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Cirurgião Oncológico do Instituto Nacional de Câncer (INCA)
  • Eduardo Linhares Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Cirurgião Oncológico do Instituto Nacional de Câncer (INCA)
  • Mauro Monteiro Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Cirurgião Oncológico do Instituto Nacional de Câncer (INCA)
  • Daniel de S. Fernandes Cirurgião do Hospital Central da Policia Militar.
  • Edison Iglesias Vidal Cirurgião do Hospital Geral de Jacarepaguá.
  • Carlos Fernando Saraiva Cirurgião do Hospital Geral de Jacarepaguá.
  • José Adalberto Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Cirurgião Oncológico do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
  • Pedro Basílio Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Cirurgião do Hospital Central da Policia Militar.
  • José Humberto Correa Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Cirurgião Oncológico do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
  • Luiz Antônio Negrão Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).
  • Jurandir de Almeida Dias Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Cirurgião Oncológico do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n2.1644

Palavras-chave:

Tumores do estroma gastrointestinal, Terapia, Perfil de saúde, Evolução clínica

Resumo

Objetivo: o presente estudo tem como objetivo conhecer o perfil dos portadores de tumores estromais gastrointestinais (GISTs) tratados pelos cirurgiões no Estado do Rio de Janeiro. Método: estudo multicêntrico, retrospectivo, implementado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), tendo início em dezembro de 2006 e término em dezembro de 2007. Foram incluídos 47 casos de GIST tratados cirurgicamente. Resultados: houve predominância do sexo feminino (29 mulheres e 18 homens) e a idade variou de 10 a 81 anos, com mediana de idade de 62 anos. O estômago foi o sítio mais frequente de localização do tumor (44 casos), seguido do intestino delgado (2 casos) e do reto (1 caso). Os sintomas mais comuns foram dor abdominal (48,9% dos casos), massa palpável (46,8%) e sangramento digestivo (27,6%). O tamanho tumoral variou de 0,8 cm a 28 cm, com mediana de 12 cm. A gastrectomia segmentar foi o procedimento cirúrgico mais empregado (21 casos). A incidência de metástase linfonodal foi de 4,2%. A taxa de recidiva foi de 40,4% (todos os casos classificados como GIST de alto risco). Conclusão: a presente casuística revela que o perfil dos portadores de GIST tratados por cirurgiões do Estado do Rio de Janeiro difere em alguns pontos dos relatos da literatura estrangeira, havendo necessidade de estudos nacionais com maior amostragem para confirmação dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

1.
Valadão M, Linhares E, Monteiro M, Fernandes D de S, Vidal EI, Saraiva CF, Adalberto J, Basílio P, Correa JH, Negrão LA, Dias J de A. Perfil dos Portadores de GIST Operados no Estado do Rio de Janeiro: Estudo Multicêntrico SBCO. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2009 [citado 29º de abril de 2024];55(2):145-9. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1644

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>