O Desafio da Abordagem Nutricional de uma Paciente com Câncer de Cólon e Metástase Leptomeníngea na Prática Clínica: Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2021v67n4.1258Palavras-chave:
Neoplasias do Colo, Carcinomatose Meníngea, Cuidados Paliativos, Estado NutricionalResumo
Introdução: A metástase leptomeníngea é uma evolução extremamente rara do câncer de cólon, com sobrevida reduzida, demandando tratamento paliativo precoce no intuito de melhorar a qualidade de vida do paciente. O objetivo deste estudo foi relatar o caso de uma paciente com câncer de cólon com carcinomatose leptomeníngea, sob a perspectiva da abordagem nutricional em cuidados paliativos exclusivos. Relato do caso: Paciente jovem, sexo feminino, com diagnóstico de câncer de cólon, metastático para leptomeninge de rara evolução, admitida na Unidade de Cuidados Paliativos, com funcionalidade reduzida e risco nutricional. Do 1º ao 8º dia de internação, manteve dieta zero. Nos poucos momentos em que esteve mais alerta, houve uma tentativa de oferta de dieta via oral líquida, o que não pôde ser alcançado em virtude do alto risco de broncoaspiração. Após discussões entre a equipe multiprofissional e conversas com familiares da paciente, optou-se pela colocação do cateter nasoentérico (CNE). A paciente alternava períodos de dieta zero e nutrição pela CNE de acordo com suas condições clínicas e nutricionais. Conclusão: É necessário conciliar uma via alimentar segura para qualidade de vida e de morte, contemplando não somente o paciente, como também os sentidos e significados atribuídos à alimentação por seus familiares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos morais e intelectuais dos artigos pertencem aos respectivos autores, que concedem à RBC o direito de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.