Caquexia em Pacientes Oncológicos Internados em um Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar

Autores

  • Patrícia Abrantes Duval Nutricionista. Especialista em Administração Hospitalar. Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
  • Bianca Languer Vargas Acadêmicas da Faculdade de Nutrição/UFPel.
  • Julieta Carriconde Fripp Médica. Hospital Escola/UFPel. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Pública Baseada em Evidências do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia/UFPel.
  • Isabel Cristina de Oliveira Arrieira Enfermeira. Hospital Escola/UFPel. Mestranda do Mestrado Acadêmico em Enfermagem/UFPel.
  • Bruna Lazzeri Acadêmicas da Faculdade de Nutrição/UFPel.
  • Kelli Destri Acadêmicas da Faculdade de Nutrição/UFPel.
  • Maria Cecília Formoso Assunção Doutora em Epidemiologia. Faculdade de Nutrição e Programa de Pós-graduação em Epidemiologia/UFPel.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n2.1497

Palavras-chave:

Caquexia, Neoplasias, Serviços Hospitalares de Assistência Domiciliar, Avaliação Nutricional

Resumo

O câncer apresenta-se no Brasil como a segunda maior causa de morte nos últimos anos. A caquexia neoplásica é uma síndrome que contribui para uma pior qualidade de vida, maior morbidade e mortalidade. Este trabalho descreveu a ocorrência de caquexia em pacientes internados no Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar Oncológico do Hospital Escola/Universidade Federal de Pelotas em relação a sexo, idade, Índice de Massa Corporal, tipo de câncer, estadiamento, presença de metástases e sintomas relacionados à doença. A caquexia cancerosa foi caracterizada pela presença de anorexia, perda de peso, de massa magra e de gordura corporal, detectadas através da Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente. Foram avaliados 108 pacientes, no período de fevereiro de 2006 a fevereiro de 2008. A prevalência de caquexia na internação foi de 46% e a incidência cumulativa no período foi de 25%. No total dos 65 pacientes caquéticos, que correspondem a 60% da amostra, 55 % eram do sexo masculino, com idade aproximada de 59 anos e média de Índice de Massa Corporal de 21 Kg/m2. Sessenta e seis por cento apresentavam estadiamento IV e 85% eram portadores de metástases. Quanto à localização do tumor, 26% apresentaram câncer no aparelho digestivo e 25% no pulmão. Na análise bivariada, foi observado que a média de pontuação dos sintomas, do escore de exame físico e a pontuação total da Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente estiveram diretamente associadas à presença de caquexia. No grupo de pacientes estudados, intervenções nutricionais e/ou medicamentosas com objetivo de aliviar os sintomas podem ter efeito na redução da ocorrência de caquexia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

1.
Duval PA, Vargas BL, Fripp JC, Arrieira IC de O, Lazzeri B, Destri K, Assunção MCF. Caquexia em Pacientes Oncológicos Internados em um Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2010 [citado 20º de abril de 2024];56(2):207-12. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1497

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)