Metástase umbilical após colecistectomia laparoscópica

Autores

  • Felipe José Silva Melo Cruz Acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Piauí.
  • Cíntia Barboza Batista Acadêmica de Medicina da Universidade Federal do Piauí.
  • Lívia Maria da Paz Portela Acadêmica de Medicina da Universidade Federal do Piauí.
  • Sabas Carlos Vieira Mestre em Ciências Médicas; Professor Assistente de Cirurgia da Universidade Federal do Piauí e Oncologista do Hospital São Marcos.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2006v52n2.1887

Palavras-chave:

Colecistectomia laparoscópica, Laparoscopia, Neoplasias da vesícula biliar, Metástase neoplásica

Resumo

Contexto: A colecistectomia laparoscópica é considerada a cirurgia padrão-ouro para remoção da vesícula biliar. O achado acidental de um carcinoma da vesícula, durante este procedimento, é pouco comum e de difícil diagnóstico pré-operatório. Objetivo: Relatar um caso de implante na cicatriz umbilical de um carcinoma de vesícula biliar não suspeitado no pré-operatório após uma colecistectomia laparoscópica. Relato do caso: Paciente de 78 anos apresentou queixas de dor no hipocôncrio direito, náuseas e vômitos de início súbito. Não havia sinais de icterícia e as provas de função hepática eram normais. A ultra-sonografia abdominal revelou espessamento da parede da vesícula biliar com múltiplos cálculos biliares, sem sinais de tumor. O paciente submeteu-se a uma colecistectomia laparoscópica sem intercorrências. O exame histopatológico revelou um adenocarcinoma tubular bem diferenciado, invadindo completamente a parede da vesícula biliar. Quatro meses depois, o paciente apresentou dor periumbilical e uma massa semifixa palpável medindo 7x7 cm com aspecto tumoral no umbigo. O paciente foi submetido a uma ressecção paraumbilical do tumor, sendo evidenciadas metástases peritoneais. O paciente evoluiu para óbito sete meses após a colecistectomia laparoscópica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

1.
Cruz FJSM, Batista CB, Portela LM da P, Vieira SC. Metástase umbilical após colecistectomia laparoscópica. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2006 [citado 17º de abril de 2024];52(2):147-50. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1887

Edição

Seção

RELATO DE CASO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)