Tumor de Wilms em adulto: relato de caso

Autores

  • Mauro Guimarães Albuquerque Acadêmico de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
  • Sabas Carlos Vieira Mestre em Ciências Médicas pela Universidade da Campinas (UNICAMP), professor assistente da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
  • Cristiane Fortes Napoleão do Rego Especialista em Oncologia Clínica pela Associação Brasileira de Oncologia, Oncologista do Hospital São Marcos; Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
  • Emanuel Augusto de C. Fortes Especialista em Urologia; Urologista do Hospital São Marcos.
  • Gerúsia Ibiapina Santana Especialista em Patologia; Patologista do Hospital São Marcos; Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2004v50n4.2009

Palavras-chave:

Tumor de Wilms em adulto, Nefroblastoma, Nefrectomia, Radioterapia, Quimioterapia

Resumo

O tumor de Wilms é a neoplasia renal de maior incidência na primeira infância e raramente acomete adultos. A incidência neste grupo situa-se em torno de 1% do número total dos casos, sendo o prognóstico bem pior. Neste trabalho é relatado um caso novo em paciente do sexo masculino, com 52 anos de idade, apresentando dor abdominal intensa associada à perda ponderal. A ultra-sonografia abdominal revelou lesão expansiva complexa, de contornos indefinidos em flanco esquerdo. A tomografia computadorizada de abdome demonstrou lesão sólida no pólo antero-superior do rim esquerdo invadindo os espaços peri-renal, para-renal e musculatura para-vertebral. Foi realizada nefrectomia total e posterior exame anatomo-patológico da peça cirúrgica que diagnosticou nefroblastoma (tumor de Wilms) em estádio II, sem anaplasia. O paciente recebeu radioterapia no leito tumoral. Diagnosticouse metástase pulmonar e hepática após o término da mesma, quando se iniciou a quimioterapia com adriamicina, actinomicina e vincristina. O tumor de Wilms em adulto apresenta geralmente um prognóstico pior, necessitando de uma terapêutica mais agressiva e de acompanhamento prolongado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-12-31

Como Citar

1.
Albuquerque MG, Vieira SC, Rego CFN do, Fortes EA de C, Santana GI. Tumor de Wilms em adulto: relato de caso. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2004 [citado 20º de abril de 2024];50(4):307-10. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2009

Edição

Seção

RELATO DE CASO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)