Publicidade e Venda de Produtos de Tabaco em Plataformas Digitais de Delivery

Autores

  • João Ricardo Rodrigues Viegas Casa Civil, Secretaria de Assuntos do Governo. Brasília (DF), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0571-2969
  • André Salem Szklo Instituto Nacional de Câncer (INCA), Divisão de Pesquisa Populacional. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1903-6188
  • Kauã Henrique Ribeiro Assunção Instituto Nacional de Câncer (INCA), Direção-Geral. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1560-0095
  • Beatriz Maciel Pontes Instituto Nacional de Câncer (INCA), Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5568-118X
  • Felipe Lacerda Mendes Instituto Nacional de Câncer (INCA), Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1071-1597

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2022v68n4.2763

Palavras-chave:

controle e fiscalização de produtos derivados do tabaco, publicidade de produtos derivados do tabaco, comércio eletrônico, mapeamento geográfico

Resumo

Introdução: Com a pandemia do vírus Sars-CoV-2 no Brasil, a comercialização de produtos on-line cresceu significativamente por meio de plataformas digitais de delivery de produtos de diversos gêneros. Estudos mostram que as medidas de isolamento social acarretaram efeitos no comportamento e sobre a saúde dos indivíduos, incluindo o aumento do tabagismo. Objetivo: Avaliar as ocorrências e características da venda e publicidade de produtos de tabaco e de dispositivos eletrônicos para fumar, realizadas por lojas físicas, por meio de três plataformas digitais que atuam no Estado do Rio de Janeiro, entre fevereiro e junho de 2021. Método: As buscas nas plataformas simularam a jornada de compra de um consumidor por intermédio de uma rede social. Os pontos de venda foram georreferenciados a partir de centros de regiões administrativas do município ou de um ponto central nas demais cidades do Estado. Os resultados do georreferenciamento foram cruzados com indicadores sociais para caracterizar o público consumidor. Além disso, os preços de venda foram comparados com as informações da Secretaria de Receita Federal. Resultados: Os resultados indicam a prática de venda ilegal desses produtos nas plataformas digitais pesquisadas. Em regiões com padrões socioeconômicos mais altos, foi identificado um maior número de pontos de venda físicos que aderiram aos serviços das plataformas de delivery. Os valores praticados nessa modalidade foram 83% superiores aos estabelecidos pela Receita Federal. Conclusão: O estudo revela a necessidade de uma revisão das ações dos órgãos de fiscalização para o controle das novas modalidades de venda de produtos de tabaco.

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Publicado

2022-11-18

Como Citar

1.
Viegas JRR, Szklo AS, Assunção KHR, Pontes BM, Mendes FL. Publicidade e Venda de Produtos de Tabaco em Plataformas Digitais de Delivery . Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 18º de novembro de 2022 [citado 20º de abril de 2024];68(4):e-142763. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2763

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL