Ensino em Atenção Oncológica no Brasil: Carências e Oportunidades

Autores

  • Luiz Claudio Santos Thuler Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2550-6537
  • Anke Bergmann Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Solange Canavarro Ferreira Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2011v57n4.641

Palavras-chave:

Oncologia/educação, Ocupações em Saúde/educação, Capacitação Profissional, Brasil

Resumo

Introdução: O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) atua na formação, treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos em cancerologia, à luz das políticas de saúde e educação. As ações educacionais são desenvolvidas pela Coordenação de Educação que, para melhor planejá-las, realizou este estudo. Objetivo: Identificar a demanda de qualificação em oncologia para as diferentes categorias profissionais da saúde, nas diversas regiões do país, apontando as prioridades em nível nacional. Método: Foi elaborado um questionário autoaplicável que foi distribuído às Secretarias Estaduais de Saúde, Associações Científicas, Conselhos Federais das categorias profissionais, Centros e Unidades de Alta Complexidade em Oncologia, Secretarias Municipais de Saúde das capitais dos Estados, Comissões de Ensino do INCA e Coordenações Estaduais das Estratégias Saúde da Família. Os dados foram tabulados em uma planilha Excell e, para a análise descritiva, foi utilizado o programa estatístico EPI-INFO. Resultados: 477 questionários foram recebidos e indicaram a atuação profissional na atenção básica como a demanda mais premente, seguida pelos cuidados paliativos, pela atuação em nível ambulatorial e pelas noções básicas de controle e prevenção do câncer. Adicionalmente, no que se refere ao tipo/localização do tumor, foi identificada maior necessidade de qualificação na atenção ao câncer da mama e do colo do útero. Conclusão: Tais achados permitiram a construção de um perfil de demanda de qualificação, que servirá de base para a estruturação de ações educacionais mais direcionadas às necessidades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

1.
Santos Thuler LC, Bergmann A, Canavarro Ferreira S. Ensino em Atenção Oncológica no Brasil: Carências e Oportunidades. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de dezembro de 2011 [citado 19º de abril de 2024];57(4):467-72. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/641

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>